terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jogando contra Raises

Acreditem ou não, houve um tempo em que um aumento numa posição inicial significava algo. Se alguém re-aumentasse aquele aumento, era de certeza ases. Por anos, jogadores agressivos e criativos, como Doyle Brunson e Stu Ungar, tiraram vantagem deste jogo tight.

Eles sabiam que a maioria dos jogadores não gosta de riscos, e fazem de tudo para se manterem vivos em um torneio. Os dois também sabiam que seus oponentes jogavam de acordo com a teoria que diz que você precisa de uma mão melhor para pagar ou aumentar do que para ser o primeiro a entrar no pote.

Para atacar esta estratégia, eles faziam de tudo para serem os primeiros a entrar em muitos potes, deixando-os livres para colectar mais e mais fichas. Quando um jogador finalmente recebeu uma boa mão para disputar, Brunson ou Ungar foldava ou arriscava alguma das muitas fichas que eles conseguiram acumular.

Gap

No livro “Tournament Poker for Advanced Players”, David Sklansky denominou de “gap” o termo para se referir a “diferença entre a mão com a qual você paga e a mão com a qual você mesmo abre uma aposta”. Este gap muda constantemente de acordo com quem você joga e o estágio em que você se encontra no torneio. Antigamente, com jogadores bem tights, este gap era maior. Com oponentes mais looses, ele é menor.

Atacando os raises em posições iniciais.

Já sabemos o quão importante é a posição. Ser capaz de agir depois de seus oponentes dá-lhe muita munição, mas o que você faz se um ou mais oponentes tiram isto de você? Como você deve atacar um jogador que aumenta com freqüência em posição inicial?

De acordo com o conceito de gap, isto pode lhe colocar em uma situação difícil. Em circunstâncias normais, K-Q ou A-J off devem ser foldados quase sempre que um jogador em posição inicial aumenta, mas se o jogador esta aumentando frequentemente e você suspeita que ele é loose, como deve reagir?

O que procurar?

1. Quanto tempo a mesa estará junta? Você terá tempo para descobrir mais sobre este jogador e sobre o resto da mesa? Sem esse conhecimento é quase impossível fazer a jogada correcta nesta situação.

Se eu achar que a mesa irá quebrar em pouco tempo, eu provavelmente estarei mais inclinado a jogar no padrão, dando crédito ao meu oponente. Até que ele me de uma razão do contrário, você deve ter certo respeito ao seu oponente.

2. Conhecer o jogador que aumentou. Quem está aumentando? Como ele geralmente reage a um reraise ou a um call? Qual é o range de mãos dele? Ele tem idéia de qual imagem ele tem na mesa? E isso é importante para ele?

3. Esteja atento aos que ainda vão agir. Se você pagar um raise de posição inicial, um jogador agressivo depois de você pode aplicar um squeeze.

4. Onde estamos no torneio? Em estágios iniciais, e antes de entrarmos in the money, os jogadores tendem a jogar mais loose. Você pode se adaptar a isto, tornando seu gap menor e você pode pagar mais raises e re-aumentar um pouco mais.

Os jogadores tendem a jogar mais tight conforme nos aproximamos da mesa final. Neste ponto, você deve procurar ser o primeiro a entrar em muitos potes, já que seus oponentes tenderão a não confrontar-lo.

5. Chip Counts. Mantenha um olho em seu stack e o outro nos stacks de seus oponentes. Os shorts estão prontos para desistir e podem até ficar comprometidos com o pote com o raise de posição inicial. Os big stacks estão mais dispostos a jogar. Em geral é melhor atacar os stacks médios.

6. Qual é a imagem geral da mesa? A maioria dos potes está indo para um jogador incontestado? Há muitos raises e reraises? O squeeze tem aparecido muito? Baseado nesses factores da mesa você será capaz de imaginar o que seu oponente fará depois de um call ou de um raise.

Contra atacando o LAG

Digamos que um jogador tem sido muito loose. Posição não significa muito e ele tem levado a maioria dos potes do confronto. O que você deve fazer? Primeiro: Não é seu dever parar esse jogador – jogadores looses recebem boas mãos muitas vezes.

Se eu achar que não haverá um squeeze depois de mim, eu sou inclinado a jogar de forma padrão. Porque eu me acho um bom jogador pós-flop, vou pagar meu oponente loose boa parte das vezes.

Pagarei com mãos que quero ver o flop, mas mixarei meu jogo. Pagarei com uma variedade de mãos como 7-7, A-Q e 5-4 suited. Dependendo do meu stack, eu vou re-aumentar com mãos que podem tornar minha próxima decisão mais fácil.

Eu posso re-aumentar com AA porque sei que pagarei qualquer aumento. Posso também re-aumentar com 8-6 suited porque posso facilmente foldar. Se meu oponente for loose e agressivo, não acho bem aumentar com mãos como A-Q suited ou 9-9,

Uma vez que estarei em posição e por causa do valor da mão, eu gostaria de ver o flop. Se eu re-aumentar e meu oponente voltar all in eu serei forçado a foldar.

Se muitos jogadores da minha mesa estão vendo o flop, eu posso ter de fazer alguns ajustes. Às vezes, se você paga, isso incentivará outros jogadores, depois de você, a pagar. A forma como sua mão joga em potes multiway ditará a linha que você deve adoptar nesta situação.

Se eu tenho 3-3 e acho que meu call acarretará noutros calls, eu sei que terei os odds corretos para acertar minha trinca. AQ off não joga bem em potes assim, então eu irei aumentar para isolar meu oponente agressivo e loose ou talvez só foldo.

Squeeze

Outro problema para se lidar é o squeeze. Falamos sobre isso antes, mas basicamente é quando um jogador em posição final re-aumenta um jogador em posição inicial e um caller.

O pensamento por trás disso é: O jogador loose agressivo não precisa ter uma mão forte para aumentar e o caller teria re-aumentado se tivesse uma mão forte mesmo. Não há porque pagarmos um raise inicial se vamos receber um squeeze e seremos forçados a foldar.

Para combater isto, você precisará mixar mais seu jogo. Você tem de ocasionalmente pagar com mãos que você pagaria até mesmo um all in. É bem fácil combater o squeeze, mas cuidado, você pode só pagar com AA e em vez de pegar o squeezer atrair mais callers para a mão.

Ficando mais tight

Dando uma olhadela no outro lado da moeda, se a mesa estiver bem tight – especialmente perto da premiação – você deve procurar ser o primeiro a entrar no pote, não se importando com a posição. Não se esqueça do conceito de gap – Seu oponente tight precisará de uma mão bem forte para contra atacar.

Tenha em mente que se for pago por um tight, quase sempre ele terá uma mão melhor que a sua. Aposte o suficiente para levar o pote, mas não arrisque nenhuma ficha a mais.

Alguns jogadores não sabem deste valor de posição. Estes são os que eu gosto de pagar. Eu imagino que se eles não sabem jogar pré-flop, também não devem ser bons no pós-flop.

Outros jogadores saberão sobre o gap e poderão usá-lo. Estes jogadores são perigosos, e dependendo de sua mesa e o quanto você conhece de seu oponente, você estará em posição para tirar vantagem.

Conclusão

Todos os bons jogadores sabem que é melhor jogar em posição, então não se importe quando um LAG começar a aumentar no UTG repetidas vezes. Com estudo e prática você será capaz de lidar com esses jogadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário